
PROJETO 3ª MCC- COLÉGIO AUGE – 1 º ANO – ENSINO MÉDIO
TEMA: Educação, Empreendedorismo e Inovação: Itabira no Auge.
Manifestações Socioculturais: Potencialidades do Turismo e Empreendedorismo Itabirano, História, Memória e Resgate Cultural.
Professor: Jhonatan dos Santos Ferreira (filosofia/sociologia)
Introdução
O presente projeto se debruça sobre a prática do resgate do processo sociocultural e histórico da cidade de Itabira. Trata-se de buscar por meio de registros fotográficos, vídeos, depoimentos, documentários e trabalhos de campo, elementos constitutivos da formação histórica, cultural, ecológica e artística da cidade; tendo em vista resgatar a memória e história dos atrativos e/ou pontos turísticos, fomentando assim, para a percepção de como se dá o processo de construção e manutenção dos aspectos historiográficos como forma de garantir o empreendedorismo e reconhecimento desses potenciais turísticos itabiranos. Nessa perspectiva, nota-se a contribuição da educação formal (amparada pela escolarização) e a educação não formal, esta, como resultado da produção cultural e outras formas de saberes desvinculados do processo educacional escolar, sendo atores da movimentação turística da cidade.
Como visão empreendedora, vale ressaltar que nossa cidade carece ainda de estratégias que levem a cultura e a história para a realidade de nossas escolas. Mudar esse paradigma e repensar outras maneiras de fazer a cultura itabirana ser estudada e estimulada pela população, são passos primordiais. O que sabemos da história da cidade, dos pontos turísticos, da religiosidade, das manifestações populares, da culinária, do ecoturismo? Questionamentos como esse nos motivam à concretização deste trabalho.
Justificativa
Atualmente o potencial turístico de Itabira é pouco difundido. E como atitude empreendedora, o 1º ano do Colégio Auge, toma a iniciativa de contribuir para que as riquezas e patrimônios culturais da cidade de Itabira-MG sejam divulgados em uma rede de saberes locais como forma de fomentar o turismo em nossa região. Sendo assim, apostamos que o desenvolvimento e aplicabilidade desse projeto trará resultados positivos capazes de gerar renda, produzir cultura e valorizar o patrimônio de nossa cidade. Acreditamos que o papel da escola (educação) como protagonista dessa ressignificação possa estimular o interesse dos jovens em divulgar as belezas e culturas de Itabira, fomentando assim o interesse dos turistas para os atrativos que nossa cidade pode oferecer. As tecnologias da informação (TICs) também exercem um papel fundamental para a promoção do turismo na cidade de Itabira-MG, ao oferecer recursos como produção de vídeos, páginas na internet, blogs, redes sociais, folders, boletins informativos etc.
Objetivo geral e específicos
Tem-se por objetivo geral investigar as potencialidades do turismo em suas vertentes (como por exemplo o turismo religioso e o ecoturismo) para o desenvolvimento do empreendedorismo itabirano, através de ações inovadoras de cunho educacional. São os objetivos específicos:
-
Refletir, juntamente com os alunos, a importância do estudo histórico e sociocultural da cidade de Itabira-MG, como forma de ressignificar e garantir a manutenção da memória e valorização do patrimônio cultural material e imaterial do município.
-
Estimular o interesse da população pelas atrações turísticas da cidade e seus distritos, através da produção de vídeos, fotografias e documentários.
-
Realizar, por meio do trabalho de campo, o mapeamento dos grupos e/ou entidades vinculadas aos setores de produção cultural, de turismo religioso, artesanato, (circuito do sabor), turismo ecológico entre outros que se correlacionam com manifestações culturais populares, etc.
-
Através dos recursos do Google Drive, realizar um cadastro virtual dos grupos culturais mencionados acima.
-
Ressignificar o potencial do empreendedorismo no setor turístico, por meio da criação de uma página virtual em que o turista possa ter acesso às informações da cidade, tais como: pontos turísticos, festas, gastronomia, rede de hotéis, programação cultural, ecoturismo, turismo religioso, mapas etc.